Nematoides x Deficiência nutricional: o que você precisa saber?

Adubação: correção x manutenção
20 de julho de 2021
Matocompetição
Matocompetição: qual o tamanho do seu prejuízo?
14 de agosto de 2021
Sintomas de nematoides x Sintomas de deficiência nutricional

Nematoides x Deficiência nutricional:
o que você precisa saber?

Você sabia que sintomas visíveis na parte aérea das plantas devido ao ataque de alguns fitonematoides podem ser semelhantes com os de deficiência de alguns nutrientes?

Neste texto vamos explicar a você, leitor, por que isso acontece com alguns gêneros de nematoides. 

Mas o que são fitonematoides?

  • Fitonematoides são vermes que possuem estilete bucal e que ingerem alimento disponibilizado pelas células da planta;

Para fitonematoides como os do gênero Meloidogyne (nematoides de galha), temos que:

  • De forma resumida, o nematoide se orienta no solo e vai até a planta, entra na raiz e injeta substâncias, formando as chamadas células gigantes. Com isso há formação de um tecido nutridor que passará a receber grande parte dos nutrientes que seriam destinados ao desenvolvimento da planta e que agora serão redirecionados para o desenvolvimento do nematoide. 
  • Ao redor deste tecido nutridor, há um aumento do número e tamanho das células, formando a galha, que é um engrossamento das raízes, típico do gênero Meloidogyne.
Como isso afeta os sintomas aparentes nas plantas?
  • Um elevado número de galhas ocasiona uma redução na absorção de água e nutrientes do solo por conta do comprometimento das radicelas. Além disso, de forma simultânea, a planta ainda perde parte dos nutrientes, que serão assimilados pelo nematoide.
  • O resultado dessa limitação geralmente é a redução do tamanho das plantas, acompanhado de sintomas como clorose foliar. E é justamente aqui que pode haver a confusão entre o sintoma de deficiência de alguns nutrientes e o sintoma da infecção por nematoide.

Mas como identificar qual é o problema?

  • Uma das características que devem ser observadas é que, na maioria das vezes, o sintoma dos nematoides ocorrerá em reboleiras, diferentemente de um sintoma de deficiência nutricional.
  • Ao identificar uma área com esses sintomas, é importante realizar a análise visual das raízes das plantas. No caso do Meloidogyne, galhas nas raízes pode ser um indício da ocorrência do fitonematoide.
  • Vale ressaltar que muitas vezes a análise visual não é suficiente. Por isso, é recomendado que seja coletado o material para análise laboratorial, a fim de gerar laudos para tomadas de decisão mais assertivas.

Portanto, a identificação do problema ocorrente na sua lavoura é fundamental. A planta mostra, mas nem tudo que aparenta, é. E quem diagnostica é você.

 

 

FONTE: SBN/ Livro Nematologia de plantas: fundamentos e importância (FERRAZ & BROWN, 2016).